Arquétipos e seus significados – Saiba mais!

 

Slide1

 

Abaixo da explicação tem uma lista com vários Arquétipos e seus significados 🙂

Muito já ouvimos falar sobre os símbolos, as imagens e suas simbologias, esse assunto deixa muita gente curiosa, o que uma imagem pode afetar no nosso consciente e inconsciente?

Ao vermos propagandas de TV como a da Coca-cola por exemplo, temos vontade imediata de tomar, qualquer outro produto que venha com o “Slogan” de “PROMOÇÃO” vende rápido em pouco tempo… Isso acontece pelo fato de já estamos condicionados a mídia que sabe muito bem como trabalhar os símbolos e seus significados a favor dela e nós “simples consumidores caímos em seus braços, abraçando e comprando cada vez mais… Você quer saber porque as imagens nos influenciam tanto? É pelo fato de elas gerarem dopamina, serotonina e muitos outras “inas” que nos atrai… Preste atenção, nem tudo que está em promoção é bom, e nem tudo que está a venda é nosso desejo real.

Ao criarmos uma logo marca, fazermos uma propaganda e também fazermos uma tatuagem devemos pensar bem antes de colocar um símbolo, ele pode ser a ascensão ou a derrocada de uma empresa ou pessoa, a energia do Arquétipo vai influenciar totalmente na energia do lugar e da pessoa, para bom ou para ruim…

“O que esta em jogo no mercado é o controle do comportamento humano. Tudo depende do comportamento do consumidor. Na verdade o produto em si não é o mais importante. A questão central é a percepção que o consumidor tem do seu produto. O que ele sente à respeito do produto. O valor disto é incalculável, pois as possibilidades são infinitas. As empresas que aplicam este conhecimento têm poder.”Há mais ou menos cem anos atrás quando Freud e Jung iniciavam o que se tornou a psicanálise, já se sabia da importância dos arquétipos, da mitologia e da simbologia, para as sociedades humanas de qualquer época. A arqueologia já demonstrou sobejamente como os humanos sempre usaram símbolos (arquétipos) para induzirem determinados sentimentos e comportamentos em qualquer grupo social. Vejam o excepcional trabalho de Joseph Campbell, “As Máscaras de Deus”, que não deixa nenhuma dúvida sobre isto. Foram precisos mais ou menos 100 anos, para que os cientistas começassem a verificar que a química cerebral pode ter relação com os conceitos usados por Freud.”

Sugiro a Leitura dos livros mencionados acima e também do Livro Marketing e Arquétipos do Professor Hélio Couto (Você pode pedir gratuitamente no site do professor: http://www.heliocouto.com) do qual tirei a título de pesquisa e estudo os significados dos Arquétipos abaixo:

“Nunca será demais repetir que símbolos e arquétipos são extremamente poderosos na definição e indução de sentimentos e comportamentos… Considere-se o uso que se faz dos arquétipos como decoração de ambientes e poderá se avaliar a personalidade de quem usa essa simbologia. As pessoas não percebem que os arquétipos influenciam decisivamente as suas emoções, conservando em casa estímulos fraquíssimos, que afetam profundamente as suas vidas em todas as áreas. Você pode conhecer a pessoa pela decoração da casa ou da empresa. Vejam as camisetas que as pessoas usam. Atente-se que o efeito dos arquétipos é intensificado pela repetição, quanto mais se estimula, mais efeito faz. Antes de vermos alguns dos significados dos arquétipos vamos verificar como o povo os usa nas suas conversas normais. Aqui veremos que as pessoas intuitivamente sabem do significado deles (já que estão armazenados no inconsciente pessoal e coletivo). Sabe-se que uma imagem vale mais do que dez mil palavras, portanto fica muito mais barato usar um arquétipo como exemplo, do que explicar detalhadamente.

As metáforas e arquétipos são a melhor forma de passar um conhecimento para alguém e por isso são usadas desde tempos imemoriais.”

Exemplos:
A vaca foi pro brejo (o time está perdendo).
A bola está na zona do agrião (usado no futebol).
Eu vi um gato (um rapaz bonito).
Uma gata (moça bonita).
Cada macaco no seu galho.
Ele caiu como um pato (otário).
Ele é uma raposa (esperto).
Ele é um banana (que passam para trás).

Ele é um rato (um ladrão).
Ela parece um elefante (gorda).
Rápido como um cavalo de corrida.
Olhos de águia (vê as oportunidades).
Firme como uma rocha.
Tirar o chapéu (reconhecer o valor de outro).
Isto sem citar o uso dos arquétipos com conotações agressivas, obscenas, etc.

Os arquétipos devem ser classificados pelos resultados que propiciam. 
Em relação ao lado positivo temos: crescimento, desenvolvimento, poder, auto-estima, realização, dinheiro, prosperidade, emprego, saúde, união, felicidade, prazer, etc.
Quanto ao lado negativo temos: doença, depressão, melancolia, tristeza, depressão do sistema imunológico, pobreza, desemprego, suicídio, morte, separação, auto-sabotagem, etc.

Arquétipos negativos e/ou fracos
São aqueles que inibem a produção dos neurotransmissores que dão poder e felicidade.
Alguns exemplos de utilização negativa e/ou fraca:
Árvore: nua, retorcida, solidão, falta de vida.
Banana: é a pessoa que não tem personalidade, todo mundo faz de bobo.
Cigarro: sexualidade.
Coelho: Extrema fertilidade, sexualidade, alvo fácil para os predadores.
Crâneos, ossos, monstros, morte, bandeiras de piratas, fantasmas, monstros, etc., são extremamente negativos, induzindo ao comportamento auto-destrutivo. Péssimo em relação ao nível de endorfinas. É o arquétipo mais poderoso do lado negativo. Deve-se dar atenção também aos seus correlatos, tais como: terremotos, maremotos, seqüestros, assassinatos, conflitos, guerras, crimes passionais, sensacionalismo, desastres, enfim tudo que estiver relacionado com morte e destruição. Provocara o conformismo, passividade, negativismo, impedindo o pensamento analítico.

Elefante: Burro de carga, peso excessivo, falta de agilidade e depressão.

Formiga: trabalha demais, sem individualidade, fácil presa.

Galinha: Procria sem cessar, fácil presa.

Macaco: Fraco por imitar, falar demais, roubo, agitação.

Papagaio e suas variações: Muito fraco, imitador, fala muito, presa fácil.

Pato: Símbolo extremamente fraco, usado como referência de fraqueza, falar muito, ser passado para trás facilmente, otário, etc.

Pingüim: Excessiva lentidão, presa fácil, uma fria.

Ratos: Inquietação, doença, demônio, mal, ladrão, sempre foram considerados entre os piores símbolos possíveis, baixíssima auto-estima, desonestidade, provoca desconforto assim que é visto, etc.

Sapo: Bruxaria, alucinação, volúpia, avareza, fecundidade, pântano.

Tartaruga: Excessiva lentidão, não produz, demora, devagar quase parando.

Vaca: Animal de corte, puxar arado, burro de carga, sacrifício.

 

bald eagle study by sephirothsheart

Arquétipos positivos e/ou fortes:
São aqueles que induzem a produção dos neurostransmissores que geram poder e felicidade.
Produzem resultados positivos e fortes, como crescimento, riqueza, prosperidade, elevada auto-estima, sistema imunológico forte, alegria, criatividade, etc.
Alguns exemplos de utilização positiva e/ou forte:

Águia, falcão, gavião, coruja: Produz dopamina. É um dos mais poderosos arquétipos que existem. Provoca elevadíssima auto-estima, prosperidade, crescimento, realização, sabedoria, poder, etc. O impacto emocional deste arquétipo nunca deve ser subestimado. Provoca a superação de qualquer desafio, perda, luta, etc. Indispensável para vencer na vida. Sempre relacionada com deuses, Zeus, o Sol, o Cristo, São João Evangelista, adorna pias batismais na Itália, etc. Citada na Bíblia em dezenas de versículos. É o símbolo dos presidentes, empresários, campeões, líderes, impérios antigos e modernos, etc. Inúmeros casos são relatados sobre aumento de ganhos, ofertas de emprego, novas oportunidades surgidas após o início do uso deste símbolo. É extremamente forte, devendo ser usado com critério. Todas as pessoas expostas ao arquétipo receberão seu efeito, isto é, passarão a crescer, evoluir, produzir mais, etc. É o arquétipo do Macho

Alpha e da Fêmea Dominante.

Alce: Grande prosperidade, muita firmeza e decisão, fecundidade.

Âncora: Apoio, constância, garantia nas dificuldades, esperança, calmante.

Arco: Poder vital, força, flexibilidade, intenção, dinamismo.

Arco-íris: União dos opostos, ascensão da consciência, as cores ativam os respectivos

chakras. Destino, visão, esperança.

Árvore: Importantíssimo símbolo de vida e prosperidade. Proteção, vida, abundância, crescimento. Provoca a união entre as pessoas. Estimula os relacionamentos. Poderoso símbolo para induzir estados de consciência.

Automóvel: sexualidade, poder, penetração, sexo, qualquer emoção pode ser associada à um carro, dependendo de sua aparência. Evidentemente nenhum carro pode ter todas as emoções associadas à ele.

Aquário: Provoca calma e relaxamento induzindo ondas cerebrais alfa.

Balança: Equilíbrio, justiça, decisão.

Baleia: Paz, tranqüilidade, harmonia, relaxamento, amor, relacionamento.

Bolo: nascimento, sexualidade, recompensa.

Borboleta: Transmutação, mudança, renascimento, libertação, leveza.

liberdade

Bússola: Direção, orientação, determina o destino, precisão, rigor, imparcialidade.

Caixa: Algo que protege, verdade escondida, segredo, útero.

Cálice: Destino, grande quantidade, opulência, relacionamentos, comungar da mesma

crença, em termos cósmicos de onde flui a energia vital inextinguível.

Canguru: Maternidade, força, velocidade, combatividade.

Cão: Amizade, proteção, provocam diminuição da ansiedade.

Capacete: Poder, defesa, potência, inatacável.

Carvalho: Força, virilidade, perseverança, grande poder de relacionamento, proteção, vitória.

Cavalo: Elevada autoconfiança. Velocidade, decisão, independência. É o símbolo dos gerentes e diretores.

Chama: Regeneração, purificação, renascimento, sexualidade, expansão da consciência, divindade, um dos quatro elementos primordiais, fé, defesa, luz.

Chapéu: Poder, autoridade, idéia, pensamento, valor.

Charuto: sexualidade, virilidade, poder, potência.

Chifre: Força, poder, virilidade, fertilidade, masculino, atividade.

Circulo: Unidade, sexualidade, absoluto, divindade, perfeição, iluminação, infinito, proteção, alma.

Colméia: Expressivo, indústria, trabalho, organização, produção.

Conchas: Feminilidade, geração, órgão sexual feminino, símbolo fálico, fertilidade, nascimento.

Cornucópia: Chifre, opulência, abastança, fálico.

Coroa: Poder, autoridade moral, honestidade, honra, vitória, respeitabilidade.

Corvo: Inteligência, predador.

Cristal: Pureza, transparência, clareza, arquivo de conhecimento, união.

Crocodilo: Poder, paciência, determinação, assimilação

Cuia: Símbolo fálico, receber, permanência.

Dado: Sorte, imprevisibilidade, fortuna, destino.

Escada: Ascensão espiritual ou descida ao inconsciente.

Escudo: Defesa, amparo, auxílio, proteção.

Esfera: Universo, totalidade, terra, excelência, primor, completo.

Espada: Força, coragem, poder, fálico, decisão, separação, auto-estima, autoconfiança.

Espelho: Saber, autoconhecimento, consciência, imaginação, criatividade, magia.

Estrela: Sorte, aspiração, destino, divindade, humanidade, pontos cardeais, cooperação.

Faca: Poder masculino, decisão, afastar, defender, decidir.

Fadas: agradável, segurança.

Ferradura: Ligada ao cavalo representa boa sorte e auto-confiança.

Ferro: Durabilidade, força, robustez, inexorável, implacável, inflexível.

Flecha: Poder vital, força, decisão, intenção, fálico, dinamismo.

Flores: Sucesso, harmonia, prosperidade, calma, paz, relaxamento, possibilidades.
Floresta: A vida da pessoa, a mente consciente e inconsciente, vida, sociabilidade.
Fonte: Inconsciente, geração da vida, retorno, abundância, conhecimento, inicio e vida.
Fruta: Maturidade, realização, desenvolvimento, vida, abundância, prosperidade, sucesso.
Garfo: Alimentação, devorar, poder.
Gatos: Independência, intuição, auto-estima.
Geladeira: segurança, reserva de alimentos.
Golfinhos: Sociável, coragem, inteligência, movimento, alegria de viver. Ideal para lugares de reuniões, festas, etc. Não colocar no local de trabalho.
Grão: Abundância, riqueza, prosperidade, possibilidade, morte e vida, semente.
Hera: Amizade, fidelidade, sensualidade, feminilidade, crescimento, abundância.
Herói: aquele que dá segurança, conforto, controle, sobrevive, comanda, vivo, governa.
Íris: Espelho, janela, abertura, possibilidade, potencial, verdade.
Jardim: Lugar ideal, agradável, imaginação, feminilidade, descanso, relaxamento, esperança, realização, criatividade.
Jóias: Poder, riqueza, conhecimento, tesouro, realeza, nobreza.
Lago: Inconsciente, magia, feminilidade, abertura, profundidade.
Lagarto: Menos poderoso que crocodilo.
Lâmpada: Luz, sabedoria, previsão, inteligência, prudência, ligado ao divino, espiritualidade, escolha, conhecimento.

Lança: Poder, fálico, masculino, direção, decisão, coragem.
Leque: Proteção, nobreza, conjunto.
Leopardo: Ação, determinação, rapidez, altivez, força, fertilidade.
Leste: Onde o sol nasce, despertar, renascimento, novas oportunidades, vida.
Limão: Vida, pureza, proteção, incisivo, penetrante, cortante, defesa, limpeza.
Lírio: Luz, fálico, prosperidade, vida e morte.
Livro: Totalidade, Ego, conhecimento, poder, conjunto, regra, destino, lei, possibilidade, fechamento, abertura, auto-estima.
Lontra: Guia, esperteza, rapidez, vida, feminilidade, felicidade, distração, prazer.
Lótus: Espiritualidade, pureza, vida, totalidade, renascimento, criação, harmonia, desenvolvimento, pureza, tranqüilidade, ascensão.
Lua: Fertilidade, sexualidade, feminilidade, transição, mudança, poder, inconsciente, fecundidade, receptação, suavidade.
Luta: sexualidade, sadismo, virilidade, trajes, grande atração sobre o público feminino (fêmeas admiram o macho alpha).
Luva: Direito, nobreza, realeza, pureza, defesa, poder.
Maçã: Fertilidade, sabor, mundo, escolha, conhecimento, afeto.
Machado: Força, poder, decisão, abertura, culto, justiça, separação.
Mãe: amor, filhos, gratidão, recompensa, sexualidade.

Martelo: Poder, força, decisão, razão, modelagem.
Milho: Prosperidade, riqueza, crescimento, abastança.
Montanhas, vales e nuvens: provoca um maior relacionamento entre as pessoas. Firmeza, durabilidade. Ascensão espiritual, impassibilidade, esconderijo, realização, revelação, ideal. Ótimo para comércio, restaurantes, etc.
Navio: Criatividade, aventura, alegria, coragem, proteção, mental, adaptação.
Nuvem: Relaxamento, feminilidade, fecundidade, transformação.
Obelisco: Culto, poder, fálico, direção, ligação.
Olho: Espírito, visão, atividade, futuro, visão interior, divindade, visão ampla, percepção, vigilância, onipresença, sabedoria, penetração, magia, proteção.
Orelha: Comunicação, lembrança, memória, percepção, inspiração, sabedoria, escolha, fálico.
Orquídea: Sorte, riqueza, proteção, suntuoso, luxo, brilho.
Ouro: inteligência, luz, eternidade, perfeição, conhecimento, purificação, prosperidade e riqueza.
Ovo: Fecundidade, sexualidade, vida, procriação, totalidade, inicio, nascimento, abundância, possibilidade, potencial, perfeição.
Palavras: dependendo do significado das palavras teremos a resposta fisiológica.
Palmeira: Vitória, eternidade, flexibilidade, vida, alegria, paz.
Pantera: Ação, volúpia, sensualidade, auto-estima.

Pássaro: Denota a personalidade da pessoa. Alma, imortalidade, destino, força vital, evolução, criatividade.
Pé: Vontade, avançar, tomar conta, vencer, fálico, humildade, movimentação.
Pedra: Eterno, imutável, força concentrada, proteção.
Pena: Poder, asas, posição social, ágil, delgado, veracidade, gracioso, tênue, ligeiro, suave, delicado.
Pilar: Solidez, força, sustentação, firmeza, fálico.
Pinha: Fertilidade, felicidade, fortuna.
Pinheiro: Fertilidade, vida, energia, crescimento.
Plantas: Unidade, sociabilidade, transmutação, vida, mudança.
Portão: Passagem, segredo oculto, proibição, convite e revelação.
Puma: Velocidade, força, auto-estima, sutil, trabalha só.
Quadrado: Matéria, terrestre, humano, realidade.
Raposa: Transformação, dissimulação, esperteza, sábia.
Rede: Contato com o inconsciente, recolher, apanhar, pescar, laço, engenho, artifício, logro, embuste, estratagema, alçapão.
Relva: Humildade, paz, obediência, subordinação, dependência, docilidade.
Remo: Ação, decisão, flexibilidade, fálico, direção.
Rombo: Sexual, fálico.

Rosa: Amor, simpatia, romance, alívio, ativa o chakra cardíaco, segredo, complexidade.
Roupa: auto-aprovação, auto-estima.
Rua: Novas experiências, contatos, vivência, vida.
Sabão: Trabalho, dedicação.
Sal: Força, proteção, purificação, firme.
Semente: grão, vida e morte, fertilidade, crescimento, prosperidade.
Sempre-viva: Proteção, vida, prosperidade, crescimento, eternidade.
Serpente: Proteção, alma, mudança, fálico, energia, vida, libido, inteligência, auto-renovação, universo.
Sexo: todo tipo de associação entre sexo e um produto criará uma resposta fisiológica em relação ao produto. Significa poder e força no caso masculino e receptividade no feminino
Sino: Chamado, provoca ansiedade.
Sol: Luz, inteligência, vida, fertilidade, ressurreição, calor, justiça, poder.
Tatuagem: virilidade, rebeldia, vivência, potência, virilidade, força.
Tempestade: transmutação, mudança, intervenção, limpeza.
Terra: Mãe, útero, vida, alimentação, equilíbrio.
Tigela: Sexual, fálico, recepção, permanência.
Tigre: Força, ferocidade, protetor, esforço, provoca ação, efeito muito forte. Também não deve ser usado sem critério.

Tornozelo: Decisão, encruzilhada, vital.
Triângulo: Poder, luz, magia, força, sabedoria, beleza, divindade.
Trono: Grandeza, glória, poder, sabedoria, autoridade.
Unicórnio: Poder, fálico, transparência, sinceridade, cura.
Urso: Poder, ação inconsciente, força, resistente, determinado, firme.
Uvas: Abundância, vida, renascimento, conhecimento, prosperidade, alegria.
Vela: Luz, sexualidade, proteção, pedido, orientação, fé.
Vinho: sociabilidade, raiz, terra, lar.
Vulcão: prosperidade, crescimento, morte e renascimento, ciclo

 

Gratidão

Namastê

Ramona Luz 🙏

62 comentários Adicione o seu

  1. Ramona Luz disse:

    Republicou isso em Lar de Luze comentado:

    Vocês sabem o que são os Arquétipos? E como eles agem em nossa vida? Vejam;

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ramona Luz disse:

    Bruna, eu estudo Hélio Couto e tudo que publico dele leva o nome dele, não é uma cópia, é um compartilhamento, se vc ler a matéria vai ver o nome dele. beijos

    Curtir

  3. Aelton Santana disse:

    Como devo usar um arquétipo para a minha profissão de contador e tb tenho uma empresa de contabilidade?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lar de Luz disse:

      Oi Aelton tudo bem? Então, temos que ter muita sensibilidade em usar os arquétipos, e saber exatamente aquilo que queremos atrair, no site http://www.heliocouto.com tem um resumo sobre os arquétipos e quais eu posso colocar no meu trabalho que vá de acordo com meu objetivo, você pode também baixar grátis na Internet o livro Negocios e Arquétipos, é só digitar no Google que aparece em pdf, o livro é ótimo e bem explicativo, da um arquétipo para cada situação ou profissão! Sucesso querido e obrigada por passar por aqui! Namastê

      Curtir

      1. Aleide disse:

        Atuo na corretagem de imóveis e estou procurando um bom arquétipo para colocar no cartão de visitas. Você pode me sugerir um?

        Curtir

    2. Lar de Luz disse:

      Aelton, o nome do livro é Marketing e Arquétipo, perdão. Namaste

      Curtir

  4. Jacineide cruz disse:

    podemos usar vários tipos de arquétipos, em nossa casa?

    Curtir

    1. Lar de Luz disse:

      Podemos, contanto que saibamos que energia queremos de cada arquétipo, eles não tem só o lado bom, é bom estudar muito antes de coloca – los em quartos por exemplo… tem livros grátis para baixar na Internet sobre o assunto como o Marketing e Arquétipos, ele é bem detalhado pode ajudar. Namaste

      Curtir

  5. Sonia Sanches disse:

    Olá, gostaria de saber o significado da Mascaras. Tenho duas em casa : do Fantasma da Opera e outra que comprei em Veneza. Elas estão na minha Sala. Peço sua orientação sobre isso. Obrigada. Sonia.

    Curtir

    1. Lar de Luz disse:

      Bom dia Sônia, as máscaras sempre tiveram a conotação de esconder algo, ocultar a face, elas sempre foram usadas com esse intuito, então talvez você possa analisar o que te levou a ter algumas máscaras em casa, elas também podem servir para proteger algo, esse algo que não quer ser revelado… de toda forma é um artifício para ocultar algo por algum motivo.
      Existem também as máscaras que eram usadas em rituais, onde eram feitas para trazer a energia de outro ser, incorporar a energia desse ser representado na face da máscara. .
      Em termos de energia em sua sala, ela pode trazer um pouco de privacidade para sua casa, ocultando de outras pessoas as energias que você possa ter em casa, e talvez não queira passar para os outros…
      Bem, espero que eu possa ter te ajudado.
      Gratidão
      Namastê.

      Curtir

  6. NIl disse:

    Torre entra como informação de pilar? a Torre Eifael

    Curtir

    1. Janaína disse:

      Boa tarde, obrigada pelas informações! Poderia falar a respeito do arquétipo canoa por gentileza? Ganhei uma de presente e não sei bem onde usar.

      Curtir

  7. Neusa cabrino disse:

    Olá!
    Meu filho tem uma pequena empresa de transporte , como não tem sócio só funcionário poderia usar a águia como símbolo ?

    Curtir

    1. Pura Luz disse:

      Olá Neusa eu acredito que se é ele sozinho pode sim, assim ele pode afastar a concorrência 😉

      Curtir

  8. Patrik schmid disse:

    Boa noite pessoal eu estou com planos para abrir uma empresa na área de construção reforma de casa e estou precisando de uma pessoa que possa me indicar o melhor arquétipo para esse trabalho eu estava pensando em botar uma pirâmide com um sol e uma águia mais não sei se isso vai ser algo positivo para esse tipo de trabalho se alguém poder me dar alguma ah
    Judá eu agresso muito obrigado!..

    Curtir

    1. Pura Luz disse:

      São Arquétipos bastante fortes, deve se fazer um estudo mais aprofundado sobre eles. Um consultor de Marketing pode te auxiliar melhor. Namastê

      Curtir

  9. eu disse:

    Oi, sou advogada e estudo para concursos publicos tambem, o que usar? obrigada

    Curtir

    1. Pura Luz disse:

      Olá, você poderia usar a coruja, ou arquétipos parecidos com ela. 😉

      Curtir

    2. O da coruja e do alce são arquétipos ótimos para concurso. Beijos

      Curtir

  10. Marilia disse:

    Bom dia,

    Gratidão pela explicação acima.
    Fiquei com duvida sobre o Mickey, tenho muitos em casa eu adoro.
    Mas ele é um rato.
    Mesmo eu não o vendo como um “ladrão”, como posso melhor a energia?

    Curtir

    1. Pura Luz disse:

      Marília, tudo tem dois lados, o rato também tem coisas boas, e o Mickey é um rato legal. Se envolva com a energia boa do arquétipo. 🙂

      Curtir

      1. Marilia disse:

        Gratidão pela resposta. Namaste!

        Curtir

  11. Emanuel disse:

    Desejo saber maiores informações sobre o arquétipo do Dragão,já que não consta por aqui.Também tenho interesse em saber com exatidão quais são os principais arquetipos sexuais. Grato.

    Curtir

    1. Do Dragao vc consegue melhor em alguns outros sites. Assim como os arquetipos sexuais, na lista aqui no site tem alguns sobre sexo. Namaste

      Curtir

  12. Thiago disse:

    Olá eu já li o livro do Hélio Couto e não entendi uma coisa é gostaria de tirar essa duvida com você!
    Não tenho formação superior, e estou a procura de emprego mas qual arquétipo usar? Não achei a resposta no livro. Por exemplo se eu quero trabalhar na área do comércio como atendente qual arquétipo devo usar?Porque segundo o livro existe arquétipo para arrumar emprego mas não especifica quais é como usar.. Se eu quero trabalhar como auxiliar administrativo qual arquétipo usar?

    Curtir

    1. Use algum arquetipo que te faça ter perceverança, ação, dicernimento… a coruja é muito bom. Boa sorte 😉

      Curtir

  13. karen disse:

    Eu tenho um ornamento com o arquétipo da águia e a serpente , que é o seu significado ? você pode ter em uma casa de família ? lugar onde apropriado? obrigado.

    Curtir

    1. Aguia e serpente são dois arquetipos muito fortes, seria bom ser colocado em algum lugar que não traga transtornos. Na lista de arquétipos tem o significado de cada um. Faça como seu coração desejar . Boa soRte 😉

      Curtir

  14. Cristiane disse:

    Estou procurando um logotipo pra empresa de pesquisa de mercado, qual seria o melhor arquétipo para esse tipo de empresa?
    Obrigada

    Curtir

    1. Que tipo de empresa de mercado? Arquetipo para empresas devem ser bem estudados. Boa sorte 🙂

      Curtir

  15. Luciano Galiza disse:

    O dragão, oque vem a ser? Qual a influência?

    Curtir

    1. O Dragao é arquetipo de poder. Sua influência depende da maneira como você usa, lembre que tudo tem dois lados. Boa sorte.

      Curtir

  16. Fernando disse:

    Olá como se deve usar os arquetipo?
    funciona se eu deixar como papel de fundo do meu computador?
    quanto tempo demora pra surgir efeito?

    Curtir

    1. Funciona, deixe pelo tempo que você sentir ou julgar que for necessário. Boa sorte

      Curtir

  17. lucas disse:

    tenhoa uma duvida sobre a arvore
    primeiro você diz : Árvore: nua, retorcida, solidão, falta de vida
    e depois : Árvore: Importantíssimo símbolo de vida e prosperidade. Proteção, vida, abundância, crescimento. Provoca a união entre as pessoas. Estimula os relacionamentos. Poderoso símbolo para induzir estados de consciência

    Curtir

    1. Sim, se a árvore está em bom estado é um arquétipo muito forte como mencionado. Mas se vc vai usar um arquetipo com características ruins como uma árvore sem folhas e retorcida é a mesma coisa de um arquetipo sem vida. Boa sorte

      Curtir

      1. Zina disse:

        Bom dia tb tenho essa duvida, poderia dizer o nome dessa arvore, obrigado.

        Curtir

      2. Não sei a qual árvore vc se refere, mas árvores bonitas e férteis são arquétipos de prosperidade, já árvores mortas ou desfolhada são arquétipos não tão bons.

        Curtir

  18. laura disse:

    Oi, estou abrindo uma loja e pensei em girassol pra logo, esse arquetipo é positivo? Pode me dar algumas ideias?

    Curtir

    1. Sim o girassol é um arquetipo de muita abundância e ainda tem ligação com o sol, que é a luz primordial. Boa sorte

      Curtir

  19. Iuçara Cilea Souza da Silva disse:

    Não vi nenhuma menção à Dragão… sabe de algo? Sou apaixonada, por vários motivos! rsrs

    Curtir

    1. Eu vou procurar querida. Também amo Dragões. Lindo dia 😍

      Curtir

      1. Iuçara Cilea Souza da Silva disse:

        Massa!!! Obrigada!!

        Curtir

  20. Aleide disse:

    A foto de um prédio bonito no cartão de visitas de corretagem seria interessante?

    Curtir

  21. Renan Marçal disse:

    Olá já faz alguns meses que eu estou estudando sobre a mecânica quântica no canal do helio couto, e em alguns livros, eu sempre soube da simbologia dos animais, tanto que eu tenho tattoado no meu corpo diversos animais tais como águia, corvo, dragão e lobo. Gostaria de saber sobre ter tattoagens baseadas em arquétipos se funciona ou não

    Curtir

    1. Renan os livros do C.Jung são um bom lugar pra vc achar suas respostas. Tudo que tiver uma intenção na ação tende a funcionar. Namastê

      Curtir

  22. Renan Marçal disse:

    Olá comecei a estudar mecânica quântica há uns meses com os vídeo do hélio couto e em alguns livros, tenho algumas tattoagens de animais, tais como águia, corvo, dragão e lobo, há minha dúvida é a seguinte ter esses arquétipos na pele, tem uma influência grande sobre a pessoa ?

    Curtir

    1. Olá Renan, creio que acontecem influências sim, porque toda imagem tem sua força. Mas cada pessoa utiliza de uma forma e com sentimentos sobre determinada imagem diferentes uns dos outros. Não sei se a influência é grande como você está perguntando, mas tudo tem energia sim. Continue estudando com o professor Hélio ele tem muito conteúdo maravilhoso.

      Curtir

      1. Renan Marçal disse:

        Entendi, os arquétipos só de as pessoas pensarem e imaginarem eles, já faz que o corpo produza os neurotransmissores ? Os arquétipos tem inúmeras funções, onde que eu consigo um estudo mais a fundo nesse tema, você poderia me indicar algum livro ?

        Curtir

      2. Veja os livros do C. Jung, ou Joseph Campbell, tem os livros do prof. Hélio couto, no site dele para venda e/ou doação. Só da para entender melhor estudando de fato. Gratidão

        Curtir

  23. Sirlene disse:

    Olá Boa noite. Gostaria de saber o que significa imagens de cachorro muito triste, escultura s de madeira, aparentemente melancólica, pinturas com imagens bem tristes???
    Pergunto porque conheci uma pessoa em uma rede social e acredito que essa pessoa está tentando fazer algum tipo de experiência relacionada a PNL, ou coisa parecida. Primeiro a pessoa me disse que se interessa por literatura espírita. Logo em seguida me contou uma história muito triste sobre alguém da sua família. Logo em seguida me disse que iria embora da cidade e ainda me enviou algumas imagens de pintura e esculturas muito tristes.
    Certa de sua resposta, desde já agradeço.

    Curtir

    1. Bom Sirlene, não sei bem o que ela quer dizer com isso… cada pessoa tem um motivo para expor seus pensamentos de alguma forma. Se é em forma de tristeza ou alegria, ela tem uma razão. Ou ela pode está mostrando a realidade do que ela vê. Coisas e imagens tristes tem significado de tristeza mesmo, ou o significado pode ser aquele que sua emoção disser a você quando vc olhar… tristeza e melancolia demais só levam a baixar a vibração. Observe.
      Espero ter ajudado. Fique bem. Namastê

      Curtir

    2. Não quero me intrometer, mas me parece muito com testes fazendo com vc, tipo aquele em que Helio Couto descreveu da moça falando pro namorado sobre borboletas ou do cara que ficou tempo conversando com a moça, não conseguia nada e um “vou viajar” MUDOU TD, fica esperta

      Curtir

      1. Verdade, pode ser isso também! 😉

        Curtir

  24. Mônica Souza Silva disse:

    Olá bom dia eu gostaria de saber qual tipo de arquétipo posso usar no meu salão de beleza ? Eu posso usar vários ou um só já é o suficiente ? E qual posso usar para atrair mais clientes? E deixar o salão com o ar bem agradável, força, sabedoria, alegria.

    Curtir

    1. Olá Mônica, da uma olhada na lista, tem varios ótimos. Seria bom colocar só um arquetipo, pra não misturar muitas energias

      Curtir

    2. Luciano Galiza disse:

      Se me permite responder essa, te aconselho a manter seu bom astral, a energia muito positiva e vibrando nas mais altas frequências. Faça feliz todos os seus funcionário, isso também vai te ajudar bastante e sempre comece o dia sabendo qual meta você quer alcançar. Sempre vai dar tudo certo! Fique com Deus.

      Curtir

  25. Paulo Gomes de Souza disse:

    Gostaria de saber o que significa o Tatu.

    Curtir

  26. ana disse:

    olá, gostava de perceber se é bom ter corujas no quarto ou onde as devemos colocar…

    obrigada!

    Curtir

  27. ABGAIL ROSA disse:

    Oi EU me olho no espelho e tenho sempre a impressão de que ESTOU COM um forte aspecto de lobo ou loba no caso “será ESSE o MEU arquétipo? Será que é BOM isso….COMO devo asselacessar melhor? Obrigada!

    Curtir

  28. ABGAIL ROSA disse:

    Olá! Quando me olho no espelho tenho sempre a impressão de que ESTOU COM um forte aspecto de lobo ou loba no caso “será ESSE o MEU arquétipo?oque devo fazer? Obrigada!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s