A arte das Mandalas terapêuticas

image

A mandala, cujo termo sânscrito que significa “círculo” ou “completude”, é um yantra circular que simboliza o Universo, bem como representa a procura pela paz interior, procura essa que é representada pelos padrões entrelaçados e que têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação.

Cores

Na composição da mandala um dos aspectos mais importantes são as cores. Assim, tal como as cores da flor de lótus – um dos principais símbolos budistas – também na mandala temos os seguintes significados:

O branco simboliza a pureza.
O azul simboliza a sabedoria.
O vermelho simboliza a compaixão.
Tatuagem

A imagem da mandala é muito rica em detalhes. É uma tatuagem que serve tanto o gênero masculino como o feminino e que são feitas em locais de destaque em decorrência da sua complexidade.

Elas refletem o significado do símbolo, especialmente no budismo, que representa a procura pela paz interior. Assim, ao passo que representam o budismo, a escolha das cores tende a ser feita mediante o significado que elas têm nessa religião.

image

Espiritualidade

O maior monumento budista do mundo se assemelha a uma mandala. Chama-se Borobudur e é formado por pisos onde estão 504 estátuas de Buda. O Borobudur simboliza o esclarecimento e o caminho para alcançá-lo.

Formação da Mandala

A mandala tibetana é basicamente constituída de cinco importantes aspectos.

O interior da mandala é um círculo que representa o Cosmo. Nele estão as divindades Hevjara e Nairatma representando a iluminação, enquanto à sua volta estão as darkinis – que são oito figuras femininas – representando os pontos cardeais.

À volta do círculo há quadrado com quatro aberturas, as quais representam: gentileza, compaixão, simpatia e serenidade e à volta desse quadro, por sua vez, encontram-se círculos que representam os aspectos cósmicos, a energia e a atmosfera. Fora dos círculos existem algumas figuras que têm como função a proteção.

Psicologia

Carl Gustav Jung estudou em profundidade a simbologia das mandalas, relacionando-as à simbologia universal do círculo e da representação simbólica da psique com as funções de conservação da ordem psíquica, tomada de consciência, integridade e criação.

Na Natureza

A mandala está presente também na natureza. Exemplo disso é o girassol e os anéis das árvores, cujos espirais representam o Universo.

Filtro dos Sonhos

O filtro dos sonhos, cuja função é capturar os maus sonhos deixando apenas passar os sonhos bons, é também uma espécie de mandala de cura.

image

Um pouco mais da história: De origem Hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões:

Hinduísmo: Presente no “Rigved”, um dos quatro textos sagrados do hinduísmo conhecidos como “Vedas”. Escrito aproximadamente em 1500 a 1000 anos AC, e ainda em uso, divide-se em dez livros, conhecidos como Mandalas. Enquanto figura é profusamente utilizada na decoração de templos.

Budismo: No ramo tibetano do budismo “Vajravana” as Mandalas apresentam-se na forma de pinturas de areia, tendo grande significado espiritual nos elementos decorativos utilizados e disposição dos elementos. Em qualquer vertente desta religião a Mandala é um símbolo espiritual e sagrado de busca de plenitude e auxiliar à meditação e harmonia

Judaísmo: A estrela de David é uma Mandala.

Cristianismo: É um elemento arquitectónico e decorativo que se pode encontrar em diversos templos, assumindo o termo de “rosácea” na cultura europeia.

Geometria Sagrada: A Mandala é a representação icónica dos princípios base da geometria sagrada, tese segundo a qual a geometria é a forma ordenada da criação. Todas as grandes civilizações antigas utilizavam a geometria na edificação de templos e manifestações de crenças. A título de exemplo, a estrutura das cidades incas foi concebida a partir do quadrado e circulo como elementos de disposição.

Feng Shui – Antiga prática chinesa que utiliza as leis do céu (astronomia) e da terra (georafia) como forma de melhorar a vida, recebendo “Qi” (energia/ar) positiva. Literalmente traduzido significa vento-àgua. O “Bagua” ou “pa kua” é em si uma Mandala, tal como na civilização ocidental a Rosa-dos-Ventos também o é.

image

O que faz a Mandala?

Para os comuns mortais, e independentemente de todas as interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é um elemento decorativo atraente. Tem propriedades relaxantes. Admirar uma Mandala poderá ser um auxiliar à serenidade.

Considerando todos os princípios de todas as interpretações e condensando-os de uma forma isenta, é inegavelmente um objecto com energia positiva, como que um amuleto ou talismã. Tem, em todas as culturas, uma mística forte associada a eventos positivos e nobres, de elevação espiritual.

Como desenhar uma Mandala

O princípio básico é o centro a partir do qual tudo se desenrola de uma forma ordenada e circular. Logo, basta desenhar um quadrado, sinalizar o centro e desenhar uma circunferência. A partir deste momento tudo o que colocar dentro do limite do círculo deve estar relacionado com o centro e serve, em última análise para desviar o olhar para o mesmo ou a partir dele.

Como escolher a Mandala:

A Mandala é uma manifestação espontânea, Todavia e considerando o significado de todos os elementos, podemos direccionar o que almejamos na escolha de uma Mandala. Existem duas formas elementares de escolher uma Mandala já feita de entre várias:

1 – Seleccionar a que nos agrada mais e posteriormente traduzi-la para saber o que nos está a perturbar ou que precisa de ser corrigido. A Mandala irá ajudar na obtenção do equilíbrio.

2 – Sabendo de antemão o que queremos corrigir, escolher uma Mandala que nos ajude no processo.

Tipos de Mandalas:

Existem inúmeras interpretações do significado das cores, mas no que se refere a Mandalas há alguns princípios convergentes:

Mandala do amor / Relacionamento:

Cores: Rosa Vermelho e Branco

Disposição preferencial: Colocar virada para o quarto, num local onde o sol incida por volta das 16:00h, ou por cima da cabeceira da cama.

Mandala da Prosperidade:

Cores: Vermelho, dourado, laranja, azul real (cores de opulência)

Disposição preferencial: Na sala de jantar, virada para onde está o sol perto das 9:30h da manhã

Mandala da Saúde / Harmonia:

Cores: Verde e motivos florais de qualquer cor.

Disposição preferencial: Divisão da casa que recebe os primeiros raios de sol.

Conclusão: A Mandala é um elemento milenar na nossa cultura, desconsiderando as interpretações, o significado comum é o bem. De bem com a vida e com o que nos rodeia.
Numa altura de incertezas e crescente ansiedade, algo tão aparentemente insignificante como uma Mandala pode fazer a diferença.

Por mais que não seja por transmitir que ainda é possível acreditar na pureza.

Mandala: uma porta para a consciência em evolução

Presentes nas rosáceas dos suntuosos vitrais coloridos das milenárias catedrais européias, nos misteriosos calendários maias, nos mais longínquos monastérios tibetanos onde servem de suporte à meditação, no yoguismo tântrico como instrumento de contemplação, as mandalas são também encontradas nas mais antigas inscrições e desenhos da humanidade. Em tudo, elas representam a totalidade do cosmos e o lugar que o homem ocupa nele. Parece que os nossos ancestrais de todos os tempos sabiam intuitivamente que a estrutura fundamental do universo é uma mandala. Basta que observemos a natureza para identificá-las sob todas as formas, tamanhos e coloridos.

Intuitivamente, os nossos ancestrais sabiam que a estrutura fundamental do universo é uma mandala .

Tudo é  energia e podemos usar da melhor forma, essas mandalas das fotos são feitas por encomendas e enviadas para muito lugares no Brasil, é só entrar em contato pelo email da artesã: vania_aguirres@hotmail.com ❤
Namaste
Gratidão 🙏

image

Fonte: Significados das mandalas,  Wikipédia.
Livro:Mandalas, formas que representam a harmonia do com os e a energia divina. Editora Pensamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s